Insights

Publicações - 30/01/20

ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE OS CRIMES TRIBUTÁRIOS: Quais os principais tributos que podem refletir na esfera penal? O que as empresas precisam fazer ao receberem uma autuação fiscal ou deixar de recolher os tributos sujeitos a sansões penais?

No âmbito Federal são os tributos retidos na fonte, bem como a contribuição previdenciária. No âmbito estadual, o ICMS Substituição Tributária, o ICMS das Operações Próprias (alguns estados já estão encaminhando a Representação Fiscal para Fins Penais destes débitos ao Ministério Público, para que tome as medidas penais cabíveis e também os Autos de Infração e Imposição de Multa que tenham encerrada a esfera administrativa).

As empresas precisam primeiramente contar com uma assessoria jurídica que tenha especialistas na área tributária e penal. Não basta ter somente um tributarista, ou somente um criminalista cuidando da questão; isso porque uma autuação fiscal ou o não recolhimento de tributo, gera desdobramentos na área tributária e também no campo penal. Como são ciências com ritos e procedimentos específicos, a empresa deve contar da mesma forma com especialistas em ambas as áreas.

Desta forma, a equipe da área Penal e Tributária do Duarte Tonetti Advogados está à disposição para dirimir eventuais dúvidas e prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.

Leia também sobre:

Profissionais
Relacionados

Áreas de Atuação
Relacionadas

Cadastre-se e receba nossos comunicados.

Selecionar áreas de atuação de interesse