No dia 08 de março se comemora o Dia Internacional das Mulheres. A fim de celebrar a força feminina no mercado de trabalho, o Duarte Tonetti Advogados preparou um mês especial dedicado a este sexo nada frágil, destacando as conquistas e os desafios das mulheres. Vamos começar pelo começo?
Num mundo patriarcal, a força feminina no trabalho só começou a aparecer quando os homens foram convocados para lutar nas duas Grandes Guerras, em 1914 e em 1939.
Neste período, elas foram encorajadas não só a trabalhar nos postos de saúde e enfermarias localizadas nos campos de batalha e hospitais de campanha, mas também foram recrutadas para assumir funções administrativas e tomar o lugar dos homens nas fábricas que não podiam parar.
Detentoras de um salário mais baixo, elas eram a opção mais barata para os empregadores que precisavam de mão de obra imediata.
Com o pós-guerra, as mulheres foram conquistando sua posição no mercado de trabalho e aprendendo a equilibrar o desafio triplo de ser mãe, trabalhar e cuidar de si.
No entanto, o desequilíbrio nas condições do trabalho feminino versus masculino era visível, causando descontentamento, bem como a necessidade de mudanças na sociedade e na lei.
A semente para a criação do Dia Internacional da Mulheres foi plantada em 1908 quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto.
No entanto, foi apenas em 1975 que a ONU oficializou o dia 8 de março como data para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia. É neste dia também que os movimentos feministas organizam greves e protestos, realizados para aumentar a conscientização em relação à ainda existente desigualdade de gênero.
Na atualidade vivemos a 4ª Revolução Industrial chamada de “Industria 4.0”, um processo regido pelo progresso tecnológico e pelo aumento das oportunidades independentemente do gênero. Com ele, passamos a ter ainda mais certeza de que não há nada que uma mulher não consiga fazer tão bem quanto um homem.
Em razão disso, em 2023 o tema lançado pela ONU para comemorar do Dia Internacional das Mulheres é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.
Com este tema, a ONU pretende explorar o impacto da lacuna de “gênero digital” na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência baseada em gênero on-line facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.
Assim se abrem as discussões sobre a posição das mulheres no trabalho na era tecnológica e a violência – entre elas o assédio – sofrida pelo gênero feminino nas plataformas digitais.
O Duarte Tonetti é o suporte jurídico perfeito para as empresas que querem sair na frente e lutam para reduzir riscos trabalhistas em temas relacionados com a igualdade de gênero e assédio.
Afinal, a verdade é só uma, que uma mulher pode ser duas coisas: quem e o que ela quiser, no lugar que ela deseja estar.