A CLT prevê que a jornada de trabalho deve ser de 08 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, sendo possível a prorrogação do expediente por um período máximo de 02 (duas) horas.
De acordo com essa norma, para o cumprimento da jornada semanal, os empregados teriam que trabalhar 08 (oito) horas diárias no período de segunda a sexta e 04 (quatro) horas aos sábados. No entanto, muitas empresas optam por compensar as horas do sábado ao longo da semana, o que é possível legalmente.
Neste ano, esse tema gerou dúvidas, uma vez que nesse segundo semestre teremos três feriados aos sábados: 07 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 02 de novembro (Finados)
Para as empresas que compensam as horas do sábado durante a semana é possível:
- Manter o expediente normal, com o pagamento de horas extras referente ao sábado compensado durante a semana;
- Determinar a saída antecipada dos empregados referente ao período compensado;
- Manter o expediente normal e lançar as horas no banco de horas, para que os empregados possam folgar em um momento posterior. Caso a empresa opte por essa opção é de suma importância que possua um acordo de banco de horas válido, firmado com o sindicato representativo da categoria ou com o próprio empregado (se não houver vedação pela Convenção Coletiva).
Caso não haja essa vedação, a CLT estabelece que o acordo deverá ser realizado por termo escrito, sendo que a compensação deverá ser realizada no prazo máximo de 06 (seis) meses, contados a partir da assinatura do documento.
Se sua empresa ainda possui dúvidas sobre as rotinas trabalhistas, o Duarte Tonetti possui uma equipe de advogados especializados, cujo principal objetivo consiste em prestar uma assessoria personalizada às necessidades de cada cliente.
Gostou desse conteúdo? Quer mais informações sobre esse tema? Então, inscreva-se na nossa Newsletter para ter acesso ao conteúdo em primeira mão.