Com o aumento de golpes e fraudes digitais, é essencial redobrar a atenção aos pagamentos realizados em transferências via PIX ou boletos bancários. Nosso Escritório se preocupa com a segurança de suas transações e, por isso, estamos atentos às melhores práticas para que nossos clientes não sofram nenhum prejuízo com fraudes e golpes.
Com esse propósito de proteção ao nosso Cliente, compartilhamos algumas dicas importantes, especialmente em relação à Fraude do Falso Advogado que tem chamado a atenção no momento.
Esse tipo de golpe é praticado por estelionatários que se fazem passar por advogados ou colaboradores de escritórios de advocacia, com o propósito de enganar clientes que possuem ou já possuíram processos judiciais, utilizando informações verídicas de andamentos processuais e nomes dos advogados constituídos.
Em recente cartilha lançada pela OAB/SP, como resultado de um levantamento criterioso, menciona-se que: “o golpe do Pix ocorre especialmente em demandas judiciais, em que os golpistas têm acesso aos dados incluídos nos processos judiciais, que são públicos. O golpista entra em contato com os clientes/partes se passando pelo advogado do processo e solicitam que sejam feitas transferências por meio do PIX, sob a justificativa de que, para a liberação do suposto crédito existente no processo, é necessário o pagamento prévio de determinado valor”.
Essa abordagem junto ao cliente pode acontecer das seguintes formas:
-Invasão do WhatsApp (mesmo número do Escritório);
-Clonagem do WhatsApp do advogado ou do Escritório, com a utilização de foto e
logotipo;
-Números diferentes/aleatórios se passando pelo advogado ou pela secretária do
Escritório.
Alguns cuidados importantes:
1º) E-mails: verifique sempre nossos e-mails oficiais. Por exemplo: todos os e-mails enviados pelo Duarte Tonetti Advogados possuem a seguinte extensão: @dtadvogados.com.br.
Caso receba uma mensagem de e-mails com extensões diferentes ou estranhas, desconfie e entre em contato conosco imediatamente.
2º) Boletos: todos os nossos boletos são exclusivamente do Banco Itaú e seguem o mesmo padrão.
3º) Pagamentos prévios: nós não solicitamos pagamentos prévios como condição para a liberação de créditos.
Qualquer dúvida, entre em contato diretamente com o nosso Departamento Financeiro (ricardo@dtadvogados.com.br).