Insights

Publicações - 11/02/21

Como fica o funcionamento das empresas nesse Carnaval?

Esse ano o Carnaval será diferente. Em muitos lugares não será decretado feriado para  evitar festas e aglomerações. E com as mudanças no calendário, como será o funcionamento das empresas?

A abertura ou não de cada estabelecimento irá variar de acordo com a regulamentação feita pelos municípios, exceto para o estado do Rio de Janeiro que já tem o Carnaval como feriado estadual.

Para os lugares que decretarem feriado

Nas cidades em que o Carnaval for considerado feriado, o trabalho não é permitido, conforme determina a CLT. A exceção fica para as empresas que possuem autorização para funcionarem aos domingos e feriados. Todas as demais estarão sob risco de autuação, mesmo com pagamento de horas extras.

Para os municípios que mudaram a data do feriado

Nos locais onde a data do feriado foi alterada para outro período, a empresa poderá determinar o descanso dos colaboradores no novo período fixado pelo município ou optar por um acordo com o sindicato da categoria para realizar a troca do feriado, conforme também prevê a CLT.

Para os municípios que decretaram ponto facultativo

O ponto facultativo aplica-se apenas ao setor público. No caso do setor privado, a empresa poderá optar pelo funcionamento normal das atividades.

 Se optarem pela folga dos colaboradores, sugerimos informar que é uma concessão e não uma obrigação legal. Como justificativa, podem adotar duas posturas:

  • Usar essa folga como bônus pelo bom desempenho do time ou;
  • Compensar as horas descansadas no Carnaval em outro período, onde haja a prorrogação da jornada de trabalho.

Importante: se optar pela compensação, será necessário realizar um acordo com o sindicato da categoria, caso ocorra em prazo superior a seis meses.

 Atenção – os colaboradores que não comparecerem ao trabalho e não apresentarem justificativa alguma, poderão ter o dia descontado, bem como receber advertência, se o empregador considerar necessário.

Última Dica

Seja qual for a postura do município, é fundamental que as empresas estejam atentas às mudanças em função da pandemia e antecipem suas decisões, evitando riscos futuros.

*Esse material foi desenvolvido pela equipe de especialistas da área trabalhista do Duarte Tonetti, que estão sempre acompanhando as mudanças que impactam as relações de trabalho nesse novo normal.

Profissionais
Relacionados

Áreas de Atuação
Relacionadas

Cadastre-se e receba nossos comunicados.

Selecionar áreas de atuação de interesse