Filtrar por
áreas de atuação

Da necessidade de conhecer a legislação e controles internos da empresa para não perder tempo nem dinheiro.

Embora no Brasil haja vasta legislação e obrigações, muitas empresas ainda enxergam a auditoria interna como gasto elevado e desnecessário, desconhecendo a real importância deste trabalho independente e os inúmeros benefícios que pode proporcionar.

Ao contrário do que muitos imaginam, este trabalho não visa apontar erros ou tem o intuito de punir os demais profissionais, mas sim conceder total clareza nas análises de suas unidades de trabalhos, como por exemplo, na área de recursos humanos e departamento de pessoal, ou departamento fiscal, entre outros, permitindo correções rápidas de desvio de rotas, evitando perda de dinheiro.

O entendimento da legislação e dos controles internos da empresa é fundamental para a constatação da existência de problemas que, na maioria das vezes são desconhecidos pela administração e que, a pedido desta, podem ser tratados de forma específica através da execução de trabalhos especiais.

Outro benefício está na possibilidade do especialista que, em conjunto com os empregados da empresa, após identificar problemas nos procedimentos adotados no que concerne ao atendimento à complexa legislação brasileira que, a todo o momento, sofre inúmeras modificações, fornecer sugestão de melhorias, bem como esclarecer normas legais para que sejam evitadas as mais variadas possibilidades de contingências e desembolsos indevidos pela falha no procedimento adotado ou nos documentos existentes, causando multas oriundas de eventuais fiscalizações.

Neste sentido, chamamos a atenção para a necessidade de uma revisão periódica dos documentos e trâmites da empresa, ainda mais agora com a possibilidade da fiscalização virtual a partir de junho de 2014, através do e-Social.


Dra. Fernanda Miranda - Sócia da área Trabalhista do escritório Duarte e Tonetti Advogados.

* Este artigo tem caráter meramente informativo e é destinado exclusivamente aos nossos clientes, não se tratando, portanto, de parecer ou aconselhamento jurídico.