Filtrar por
áreas de atuação

E-Social libera ambiente de teste para as empresas
No dia 01 de agosto de 2017 o e-Social liberou o ambiente teste para uso das empresas, com intuito de familiarizar o lançamento das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Ressaltamos que a partir de 1º de janeiro de 2018 as empresas que faturam acima de R$ 78 milhões anuais serão obrigadas a utilizar esta ferramenta para lançamento unificado de informações; para as demais empresas, essa obrigatoriedade se dará a partir de 1º de julho de 2018.

Lembramos que o e-Social foi criado com o intuito de padronizar as informações da empresa, facilitando a fiscalização dos dados prestados para o governo.

O governo acredita que o uso sucessivo do ambiente teste realizado pelas empresas neste momento possa ser aperfeiçoado até sua efetiva obrigatoriedade, sendo necessário para tanto o apontamento dos erros e possíveis ajustes no ambiente Canal de Comunicação, que servirá apenas para contato entre empregadores e suporte do e-Social.

O e-Social trará em um único sistema todas as informações das empresas, que serão repassadas em tempo real ao governo, para órgãos como: Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, Receita Federal do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Qualquer inconsistência ou divergência de dados poderá causar fiscalização pelo órgão responsável, bem como, autuação imediata.

Recomendamos que as empresas aproveitem o ambiente teste para introduzir o máximo de informações, evitando deixar para última hora este treinamento.

A equipe da área Trabalhista do Duarte e Tonetti Advogados se coloca à disposição para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.


Gabriela Garcia Esteves Perinetti - Advogada da área Trabalhista do Duarte e Tonetti Advogados

* Este artigo tem caráter meramente informativo e é destinado exclusivamente aos nossos clientes, não se tratando, portanto, de parecer ou aconselhamento jurídico.